Vet-Olivais Norte
Lisboa, Portugal
|
|
Business Category
Portugal:Health and Care:Veterinary
What we do at Vet-Olivais Norte
PERGUNTAS FREQUENTES
Vacinas
1. A partir de que idade devo vacinar o meu cão?
A primeira vacina pode iniciar-se quando o cachorro tem 6 semanas. O esquema de vacinação utilizado depende da idade que o animal apresenta na primeira vacina.
2. A partir de que idade devo vacinar o meu gato?
O gato pode iniciar a sua primeira vacinação a partir das 8 semanas.
3. Que vacinas devo fazer ao meu cão?
O cão deve ser vacinado contra a parvovirose, esgana, hepatite infecciosa, leptospirose, tosse do canil e raiva. Pode também ser vacinado contra a babesia (piroplasmose – febre da carraça).
4. Há vacinas obrigatórias?
A vacina contra a raiva é obrigatória. Para registar o seu cão na Junta de Freguesia necessita de estar vacinado contra a raiva.
Desparasitação
5. Quantas vezes por ano devo desparasitar o meu cão ou gato?
A desparasitação interna deve ser feita contra as lombrigas e as ténias e consiste na administração oral de desparasitantes. Deve desparasitar-se de 15 em 15 dias até aos dois meses de idade, uma vez por mês até aos seis meses e de 4 em 4 meses a partir daí.
6. Como fazer para desparasitar o meu cão ou gato?
A desparasitação consiste na administração oral de uma pasta ou comprimido adequado. No caso dos gatos pode também consistir na aplicação de um “spot-on” no pelo (pipeta). Aconselha-se a ida ao veterinário onde o seu animal será pesado, sendo administrada a dosagem adequada ao seu peso.
Identificação electrónica (Microchip)
7. O que é o Microchip?
O microchip é um dispositivo electrónico de dimensão muito reduzida que contém um código de identificação do animal. A informação constante do microchip pode ser lida através de um leitor adequado. Geralmente, os consultórios, clínicas e hospitais veterinários dispõem deste leitor.
8. É obrigatória a colocação de microchip no meu cão?
Sim.
A colocação de microchip é obrigatória para todos os cães nascidos após 1 de Julho de 2008. É também obrigatória desde Junho de 2004 (Decreto-Lei nº 313/2003) para:
- Cães das raças potencialmente perigosas como o Rottweiller, Pit Bull Terrier, Cão de Fila Brasileiro, Dogue Argentino, Staffordshire Terrier Americano, Stafforshire Bull Terrier, Tosa Inu
E para Cães de caça, Cães de exposição e para todos os cães registados no Clube Português de Canicultura
9. Como se aplica o microchip?
O microchip é aplicado, através de uma injecção, sob a pele do animal, no lado esquerdo do pescoço. De acordo com a legislação em vigor, esta aplicação do microchip só pode ser efectuada por um médico veterinário.
Castração e esterilização
10. Devo castrar o meu gato? Quais as vantagens?
Caso não pretenda utilizar o gato para fins reprodutivos, a castração tem diversas vantagens para o animal, tais como:
- Diminui o comportamento de marcação do território através da urina
- Reduz o envolvimento em lutas
- Geralmente ficam mais calmos
- Evita futuros tumores testiculares
11. É verdade que é vantajoso para a saúde da minha gata ter pelo menos uma ninhada?
Não.
Não tem qualquer vantagem, quer para a gata, quer para a cadela, ter uma ninhada. Benéfica é a esterilização. Se for realizada antes do primeiro cio, reduz em quase 100% a probabilidade de desenvolvimento de tumores mamários.
Banhos
12. Devo dar banho ao meu cão todas as semanas?
A frequência do banho depende do tipo de pêlo do cão. Para os cães de pêlo comprido e sem sub pêlo (Caniches e Yorkshires, por exemplo) é aconselhável um banho mensal mas, se necessário, podem tomar banho todas a s semanas. Os cães de pêlo curto podem tomar banho de 2 em 2 meses, sendo o ideal 3 vezes por ano. Nunca esquecer que deve ser usado um champô próprio e, se necessário, um amaciador.
Registo e licenciamento dos cães
13. Devo registar o meu cão?
Sim.
O registo é obrigatório para todos os cães a partir dos seis meses.
14. Onde devo registar?
Na Junta de Freguesia da sua zona, mediante a apresentação do boletim de saúde.
15. Pago uma licença anual?
Sim.
Para além do registo é obrigatório o licenciamento, sendo renovado anualmente. A renovação da licença deve ser efectuada nos meses de Junho e Julho na Junta de Freguesia. Para esta renovação é obrigatória a apresentação do boletim de vacinas com a vacina contra a raiva em dia.
Viagens
16. Vou viajar para outro país com o meu cão/gato. Que devo fazer?
As obrigações a que está sujeito variam de país para país. Tem de saber junto do consulado/embaixada desse país quais as obrigações e também junto da Direcção Geral de Veterinária. Dentro da União Europeia é exigido um passaporte que pode ser emitido pelo seu veterinário e um certificado sanitário que é emitido pela autoridade Veterinária (consultar Direcção Geral de Veterinária). Para a maioria dos países é exigida a identificação electrónica (microchip) e a vacina contra a raiva. Em alguns países é exigida a serologia da raiva (anticorpos antivírus da raiva), que tem de ser feita com bastante antecedência.
17. E outros animais?
Para além de obrigações análogas às exigidas para cães e gatos, há restrições à entrada de alguns animais em alguns países. Informe-se junto do Consulado ou Embaixada do país para onde vai e junto da Direcção Geral de Veterinária.
18. Vou viajar de avião com o meu cão/gato. O que devo fazer?
Para além das obrigações referidas nas perguntas anteriores, consulte a companhia de aviação que vai utilizar para saber as dimensões da transportadora e outras questões.
Morte
19. O meu cão/gato morreu em casa. O que devo fazer? Onde entregar?
O animal tem de ser cremado em estabelecimento adequado ou enterrado em local autorizado (cemitério do Jardim Zoológico de Lisboa). A cremação é realizada, em geral, no Canil Municipal da sua zona de residência. O Canil Municipal de Lisboa recebe os animais 24h/dia. Através do pagamento de uma taxa pode ser recolhido pelo Canil Municipal da sua residência (Lisboa - Estrada da Pimenteira em Monsanto, telefone 21 36 17 700).
20. Estando registado, o que devo fazer quando morre?
Deve, no prazo de cinco dias, informar a Junta de Freguesia onde procedeu ao registo.
Headquarters, branches, local offices
No information available
Personal Information for Vet-Olivais Norte
Contact Person: 0 n/a
Photo:
Business Details
Type of business: n/a
Year founded: n/a
Year started activity: n/a
Home based?: no
Number of Employees: n/a
Spoken Languages: n/a
|
SEND ENQUIRY
|
|
|
Office Phone, Mobile, Fax
E-mail
Instant Messaging
n/a
Website
Social Media
| n/a |
Map
view map in separate window
Driving Directions
n/a
Products/services provided by Vet-Olivais Norte
No products/services listed
Client/Customer Reviews, Testimonials & Rating for Vet-Olivais Norte
Write a review about Vet-Olivais Norte
Use the provided user number as login and single-use code as password below.
|
|
|
Your review will be published after moderation.
|
| | | |
|
|